Montaria tem Ichu, Candeal, Tanquinho e Feira como rota turística.
Neste final de semana foi realizada pela segunda vez a montaria anual que tem como rota os trechos rurais dos municípios de Feira de Santana, Tanquinho, Candeal e Ichu.
O passeio turístico sobre equinos é importante pois potencializa o comércio das comunidades rurais destas cidades, uma vez que as refeições e provisões são realizadas e adquiridas durante o trajeto, valorizando em especial a culinária local.
A rota não convencional este ano iniciou-se na manhã do dia 20/05 no distrito de São José (FSA) no Rancho Raiz, seguindo para Fazenda Alto (Tanquinho), passando no dia 21/05 pela comunidade do Covão (Candeal), por Morro Redondo (Ichu) para enfim chegar ao Haras Aurora (Ichu).
A tropa este ano contou com 13 animais e com dois carros auxiliares, tendo um deles, um reboque para garantir a segurança e bem-estar dos equinos em caso de cansaço.
A tradição dos tropeiros é reverenciada desta forma, não só na música e culinária, mas também no trajeto, que tem o Monte da Emancipação (Tanquinho) como ponto de referência e a Cidade de Feira de Santana, de forte comércio informal, como parte principal do trecho. Candeal tem forte cultura vaqueira; enquanto Ichu, por marca registrada tem sua gente hospitaleira e animada, que compõe a maioria dos integrantes desta viagem.
Durante a montaria algumas fazendas tradicionais são visitadas, sendo algumas delas historicamente indispensáveis para seus respectivos municípios. A viagem tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ichu, através da Secretaria de Educação e Cultura; que entende a importância da valorização e fortalecimento da cultura local em um evento como este, em vários aspectos.
Informações e foto Douglas Oliveira