Ichu: Com trabalho solicitado pela Professora Rita, alunos da 3ª Série do Ensino Médio do CEACO apresentam Bumba Meu Boi
A manhã desta quinta-feira 16, em Ichu, foi tomada pela cultura popular quando estudantes da 3ª série do Ensino do Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira (CEACO) saíram pelas ruas apresentando o Bumba Meu Boi, fazendo parte do trabalho solicitado pela professora Rita da Disciplina Cultura Popular e Patrimônio Cultural Corporal.
De acordo com a professora Rita Eliotério, a ideia do trabalho é resgatar a cultura local, principalmente alguns eventos que atualmente as pessoas deixaram de fazer a exemplo do Bumba Meu Boi que era tão bem feito em Ichu por seu Victor da Queimada. “Lembro bem de seu Lô do Umbuzeiro fazendo o papel da fateira”, destacou a professora.

Rita continuou dizendo que essa foi uma forma de resgate para que os alunos também possam conhecer a nossa cultura e que de fato aconteceu no nosso passado. Ela destaca que além deste trabalho, tiveram outros alusivos a cultura com resgate do São João mostrando como eram as festas antigamente e como são agora, a Semana Santa, a Quaresma, as comidas típicas e populares, da cultura afrodescendente, os costumes do passado e como estão atualmente, história do carnaval, a festa de máscaras que hoje mantém a tradição e deseja que se torne patrimônio da Bahia, entre outras.
Finalizando, Rita declarou ao AL NOTÍCIAS que o Bumba Meu Boi foi dado destaque maior porque foi diferente dos demais e por isso decidiram sair na rua para mostrar um pouco para outros alunos que nunca viram.

Redação do AL NOTÍCIAS



