Artista plástico baiano monta presépio ‘diferentão’ com foguete da SpaceX, Tesla Cybertruck e personagens vestidos de robôs
A montagem de presépios é uma tradição na época do Natal. Em grandes ou pequenos, o que se encontram normalmente são as imagens de Maria e José ao lado do menino Jesus, na manjedoura. Porém, neste Natal, o artista plástico Ladário Brites, de 65 anos, resolveu desconstruir a ideia tradicional de presépio e incluir elementos inspirados na tecnologia das empresas do bilionário Elon Musk.
Ladário é cristão e está acostumado a montar presépios “diferentões” na casa em que mora, em Salvador. Ele já criticou a violência policial em 2002, em um presépio onde o menino Jesus era baleado, e a vida nas favelas brasileiras em 2005. Neste ano, a ideia surgiu após o artista acompanhar as últimas invenções de Elon Musk, que envolvem empresas de trânsito espacial e de inteligência artificial. A produção conta até com música autoral feita com ajuda de inteligência artificial.
“Não monto presépios de Natal como adoração de imagens, mas sim como uma ilustração. Uso o presépio como uma parábola, uma ferramenta para expor minhas ideias, sentimentos e conhecimentos”, disse.

Artista plástico usou elementos das empresas do bilionário Elon Musk em presépio de Natal — Foto: Ladário Brites
No presépio de Ladário, as ovelhas e camelos são substituídos pelos carros luxuosos da Tesla e a estrela de Belém, que ilumina a noite do nascimento do menino Jesus, é representada por um drone. [Confira todos os elementos do presépio ao final da matéria]
O artista ainda contou que todos os personagens estão vestidos como robôs, com exceção de Cristo.
“O menino Jesus continua com a sua imagem tradicional, mostrando que é insubstituível. Ainda que os homens sejam substituído pelos robôs, jamais um robô substituirá o menino Deus”, explicou.
A cena é acompanhada por uma trilha sonora. Na música, o artista faz uma crítica:
🎵
Enquanto os reis se tornam digitais
E os pastores seguem na tela
O amor divino é eterno demais
Para ser trocado por qualquer coisa moderna
Presépio visto de cima — Foto: Ladário Brites
Confira os elementos do presépio:
🚀 A estrebaria onde o menino Jesus nasceu é substituída pelo foguete da SpaceX, empresa fabricante de sistemas aeroespaciais, transporte espacial e comunicações. Elon Musk também aparece saindo do foguete para ver o nascimento do menino Jesus.

Jesus na manjedoura no foguete SpaceX — Foto: Ladário Brites
🧑 José, pai de Jesus, usa um chip telepatia, da empresa Neuralink, na cabeça. Na vida real, os chips tem como objetivo processar os sinais neurais e os transmitir para dispositivos como computadores ou telefones.
José com o chip Neuralink — Foto: Ladário Brites
🌟 A estrela de Belém se transformou em um drone;
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/N/0/tVBmSVQHeujHN1iAIUKA/prontissima-pra-voces-meus-amores-2024-12-02t110139.890.png)
Estrela de Belém é representada por drone — Foto: Ladário Brites
👑 Os Reis Magos não andam de camelo, mas sim de Robovan, ônibus autônomo da Tesla projetado para transportar até 20 pessoas ou cargas.
Reis Magos com Robovan — Foto: Ladário Brites
🐑 O pastor de ovelhas não anda a pé, mas sim de Tesla Cybertruck, carro de design futurista considerado “indestrutível”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/w/B/4opAF0Q3AODy72xQ73SA/foto-no-tamanho-home-2024-12-02t105921.142.png)
Pastor de ovelhas com Tesla Cybertruck — Foto: Ladário Brites
🎅🏻 Um Papai Noel aparece com várias notas de dólares.
Papai Noel com dólares — Foto: Ladário Brites
G1