Vereador suspeito de tentativa de feminicídio na Bahia pede afastamento do cargo; homem segue foragido

0

O vereador Edivan de Jesus Santos (União Brasil), mais conhecido como Morão, que é suspeito de tentativa de feminicídio contra a companheira e está foragido, foi afastado da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, a 192 km de Salvador, por 120 dias. O pedido de licença foi feito pela assessoria do político na segunda-feira (24) e acatado por unanimidade após votação.

Em nota, a Câmara Municipal informou que a solicitação da licença foi apresentada através de e-mail institucional e, portanto, “não tem qualquer conhecimento” sobre a localização do político.

A assessoria da Casa afirmou também que não foi notificada oficialmente do mandado de prisão preventiva contra o vereador.

Com o afastamento de Morão por meio da licença não remunerada, o vereador Mario Sergio Santos Rocha (União Brasil) assume a vaga. A posse está prevista para acontecer nesta terça-feira (25).

Relembre o caso

A tentativa de feminicídio aconteceu no sábado (22), no bairro Salgadeira. A companheira do vereador, uma mulher de 41 anos, disse à polícia que foi agredida com golpes de faca e um pedaço de madeira durante uma discussão na residência do casal.

A briga teria sido motivada por ciúmes. A prisão preventiva do vereador foi decretada na segunda-feira (24).

A vítima foi encaminhada para atendimento médico em uma unidade de saúde da cidade. Ela passa bem e não corre risco de morte.

Uma medida protetiva foi solicitada pela mulher. Uma equipe policial também foi disponibilizada para acompanhá-la durante a retirada dos pertences do imóvel onde o casal morava.

O caso é investigado pelo Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) do município.

Em nota, a Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus informou que está acompanhando os desdobramentos e que confia no trabalho das autoridades competentes para que a investigação transcorra com rigor e imparcialidade. [Veja a nota na íntegra ao final do texto]

Mulher foi vítima de golpes de faca e madeira em Santo Antônio de Jesus. — Foto: Reprodução/TV Subaé

Morão foi eleito vereador pelo União Brasil (UB) com 1.572 votos. O g1 também procurou a assessoria do partido, mas o União não se pronunciou até a publicação desta reportagem.

Veja na íntegra a nota da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus repudia toda e qualquer forma de violência, especialmente contra a mulher, reafirmando seu compromisso com a dignidade, o respeito e os direitos humanos.

Sobre o fato envolvendo um dos vereadores desta Casa, informamos que estamos acompanhando os desdobramentos com atenção e responsabilidade. Embora a situação não esteja diretamente relacionada ao exercício do mandato, a Presidência segue atenta ao andamento do caso.

Confiamos no trabalho das autoridades competentes para que a investigação transcorra com rigor e imparcialidade, garantindo o devido processo legal. Ao mesmo tempo, reiteramos nossa solidariedade a todas as mulheres e reafirmamos nosso compromisso com políticas públicas de proteção e combate à violência.

G1