Município de Ichu presente no 21° Fórum Ordinário de Dirigentes Municipais de Educação do Estado da Bahia

0

Representado pelo Secretário de Educação e Cultura, Leonam Castro, o município de Ichu está presente no 21° Fórum Ordinário de Dirigentes Municipais de Educação do Estado da Bahia que está acontecendo no Hotel Fiesta em Salvador que iniciou na quarta-feira, 26 e prossegue até esta sexta-feira, 28, tendo como tema A UNDIME/BA E A GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM REGIME DE COLABORAÇÃO: Tecendo saberes e fazeres na garantia de uma educação pública com equidade.

Memo Soul

A abertura do 21° Fórum Ordinário de Dirigentes Municipais de Educação do Estado da Bahia aconteceu na noite de quarta-feira (26), com a participação de gestores, educadores e especialistas discutindo políticas públicas em regime de colaboração e a presença da secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, que falou sobre o trabalho fundamental de integração entre as redes estadual e municipal para o avanço da Educação na Bahia.

O Fórum da UNDIME tem como público alvo Dirigentes Municipais, Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, Gestores Escolares, Coordenadores/as Pedagógicos das Escolas, Conselheiros/as, educadores/as, pesquisadores educadores/as, especialistas, membros de órgãos deliberativos e consultivos da Educação, cidadãos e cidadãs da sociedade civil.

Secretário de Educação de Ichu, Leonam Castro (primeiro da direita pra esquerda) está presente no evento.

Com o tema “A Undime/BA e a Gestão das Políticas Educacionais em Regime de Colaboração: Tecendo Saberes e Fazeres na Garantia de uma Educação Pública com Equidade”, o evento segue até sexta-feira (28), oferecendo palestras, mesas de conversação e oficinas. Dentre os assuntos abordados, estão o financiamento da educação, o fortalecimento da alfabetização na idade certa e a expansão do ensino em tempo integral, com a participação de técnicos do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que também promovem atendimentos individualizados.

O fórum se destaca pela ênfase na importância do trabalho colaborativo entre diferentes esferas do governo e a sociedade, com o objetivo de garantir um ensino público mais acessível e de qualidade. Para o presidente da Undime Bahia e dirigente municipal de Educação (DME) do município de Aratuípe, no Baixo Sul do estado, Anderson Passos, o regime de colaboração tem sido cada vez mais latente na Bahia, em uma sinergia que às vezes não se consegue distinguir o que é estado e o que é município. “Acredito que isso se deve à forma como a gestão estadual, através do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária Rowenna Brito, vem conduzindo as ações na área da Educação, com um diálogo permanente para a melhoria do ensino público na Bahia”, ressaltou.

Com mais de 1.200 participantes, o fórum tem a expectativa de gerar debates produtivos e encaminhamentos que irão reforçar o compromisso com a transformação educacional na Bahia. O objetivo é criar um ambiente colaborativo que contribua para o avanço contínuo da educação pública no estado. A mesa de abertura do evento também foi composta pela coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/Bahia (UNCME), Gilvânia Nascimento; pelo coordenador do Fórum Estadual de Educação da Bahia (Feeba), Danilo Oliveira; pelo presidente do Conselho Estadual de Educação, Roberto Gondim; pelo presidente da Undime Nacional, Alécio Costa; pelo vice-reitor da UFBa, Penildon Silva Filho; pelo coordenador da APLB Sindicato, Rui Oliveira; pela representante do Ministério da Educação (MEC), Anita Stefani; o prefeito de Aratuípe Antônio Matos; a estudante do Ensino Fundamental do Município de Castro Alves, Sofia Machado; e do o presidente da Associação dos Servidores Públicos da Educação da Bahia, Valdir Silva.

Redação do AL NOTÍCIAS | Informações www.ba.gov.brFotos: Leonam Castro