Ichu: Realizada a 1ª Reunião Ampliada da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Na tarde desta quarta-feira, 9 de abril, diversos segmentos da sociedade ichuense, a Secretária de Saúde Maria Beatriz, Secretário de Obras Antonio George, Vereadores Lennon Borges, Carleone, Vereadora Geovana, trabalhadores da Saúde e de outros setores, se encontraram no plenário da Câmara de Vereadores com o objetivo de participarem da 1ª Reunião Ampliada da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora que tem como tema Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano.

Os municípios com até 20 mil habitantes foram orientados a realizarem essas reuniões ampliadas ao invés de Conferências, evitando assim gastos com a logística e demais procedimentos necessários.

As Reuniões Ampliadas e as Conferências são espaços democráticos de construção de políticas de saúde. Este é um local onde a comunidade se manifesta, orienta e decide propostas para melhoria da saúde do trabalhador e da trabalhadora no município.
A reunião foi aberta pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mauro Sérgio, que deu boas-vindas aos presentes, falando da importância daquele momento, por se tratar de de um assunto de grande relevância que é a saúde do trabalhador e da trabalhadora. Ele também foi o responsável pela leitura do Regimento da Reunião.
A Secretária Municipal de Saúde, Maria Beatriz, acolheu os presentes demonstrando muita satisfação com o público, e afirmando o seu compromisso e da gestão do Prefeito Gonzaga com os trabalhadores e as trabalhadoras do município.
Maria Beatriz avaliou o evento para o AL NOTÍCIAS, afirmando que fora bastante positivo.

Após a leitura do Regimento, foi convidada para coordenar a palestra, a Sra. Maria de Lurdes Barbosa de Santana, que é Técnica em Vigilância da Saúde do Trabalhador da Base Regional de Saúde de Serrinha.

Durante a exposição do tema, a Técnica apresentou dados sobre saúde do trabalhador, da luta da classe trabalhadora pelos seus direitos não só financeiros, mas também de locais de trabalho adequados, empáticos e seguros.
Conforme Maria de Lurdes, é preciso a união de todos para que os casos de trabalhadoras e trabalhadores que forem atendidos nas unidades de saúde com algum problema causado em ambiente de trabalho, no trajeto e outras formas ligadas as atividades laborais, sejam inseridas nos Sistemas do Ministério da Saúde, evitando assim subnotificações.
Encerrada a palestra, aconteceu a eleição para a escolha de Delegados que participarão da etapa macrorregional que acontecerá nos dias 07 e 08 de maio em Feira de Santana.
DELEGADOS
REPRESENTANTE DA GESTÃO: Secretária de Saúde Maria Beatriz
REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES: Hagi de Matos
USUÁRIOS – Gil Santos e Cida Carneiro
Gil Santos / Hagi / Maria Beatriz / Cida Carneiro – Foto: Blog da Vereadora Geovana
A saúde do trabalhador e da trabalhadora deve ser observada e discutida para além dos espectros dos direitos trabalhista, previdenciário e sanitário, e finalmente alcançar o patamar dos direitos humanos.
Segundo uma matéria publicada no site do Conselho Nacional de Saúde, o Brasil foi último país no mundo a abolir o modelo de trabalho escravista, e onde, dados da matéria de 2024, a cada três horas, um trabalhador vai a óbito em decorrência da atividade laboral.
Redação do AL NOTÍCIAS

