Advogado salvo com manobra de Heimlich por juiz se engasgou com bala de maçã verde e já ajudou criança com mesma técnica
O vídeo em que o advogado Alex Rogério Bahia de Araújo é salvo por um juiz com a manobra de Heimlich viralizou nas redes sociais. A situação inusitada aconteceu durante uma audiência em Salvador e, ao g1, o advogado contou que se engasgou com uma bala de maçã verde.
“Eu acabei engolindo a bala rápido porque precisava falar e me engasguei. Fiquei forçando a garganta e decidi me levantar para fazer a manobra de Heimlich em mim mesmo”, explicou.
Diferente do juiz Danilo Gonçalves Gaspar, que aplicou a manobra pela primeira vez na audiência, Alex já tinha a técnica algumas vezes: com a tia idosa, com um sobrinho e com uma criança que, assim como ele, se engasgou com uma bala. “A criança tinha uns seis anos e já estava com a boca roxa, sem respirar”, relembrou.
Apesar dos conhecimentos de primeiros-socorros, o advogado nunca pensou que alguém teria que fazer a manobra nele, até a última terça-feira (5).
No vídeo da audiência, é possível ver que o advogado se levantou e posicionou uma cadeira. Ele revelou que o objetivo era pressionar o diafragma contra o móvel para conseguir voltar a respirar, mas foi atendido pelo juiz antes disso.
“Graças a Deus, a manobra foi bem sucedida, ele rapidamente se restabeleceu e a gente fez a audiência normalmente. Em onze anos de magistratura, nunca vivi nada parecido”, contou o juiz.
Uma curiosidade é que os dois profissionais já se conheciam: o juiz foi um dos profissionais responsáveis pelo curso de pós-graduação feito pelo advogado anos antes.
Segundo Alex, todos que estavam na audiência se assustaram, pois não tinham percebido que ele havia se engasgado.
“É uma manobra simples e extremamente importante, porque nesses casos de engasgo há risco de morte. É importante que todos saibam fazer para ajudar em momentos como esse”, contou.
G1