Realizada reunião para tratar do Programa Pró-Catadores do SEBRAE
Nesta sexta-feira, 08 de agosto, foi realizada, na Câmara de Vereadores de Ichu, uma reunião com representantes de diversas Secretarias Municipais e Câmara de Vereadores para discutir a implantação do Programa Pró-Catadores, do SEBRAE, no município.
O encontro foi coordenado pela consultora Tâmara Pires, que apresentou detalhes da iniciativa, ressaltando seus objetivos e benefícios, como a organização da atividade de coleta e a geração de renda para os catadores de materiais recicláveis.

O Sebrae e o Governo Federal firmaram um Acordo de Cooperação Técnica em prol das cooperativas, catadores e catadoras. O objetivo é impulsionar o acesso a políticas públicas, à capacitação e ao aperfeiçoamento profissional. Estão disponíveis diversas possibilidades de atendimentos, desde a formalização como MEI até a melhoria de gestão de negócios.
o Pró-Catadores tem como principal objetivo capacitar e fortalecer os catadores de materiais recicláveis do município. A iniciativa busca não apenas promover a organização da atividade, mas também incentivar a geração de renda e a inclusão social desses trabalhadores.
Para Candeal e Ichu serem selecionados foram observados os seguintes critérios: Ter Plano de gerenciamento de resíduo sólido; Ter Cooperativa estruturada e e ter catadores/catadoras catalogados.
Durante a explanação, Tâmara destacou que, no Território do Sisal, apenas os municípios de Ichu e Candeal foram contemplados nesta etapa inicial do programa, o que reforça a importância da participação ativa de todos os setores envolvidos para garantir bons resultados.

No caso de Ichu, a Associação de Catadores e demais Trabalhadores em Materiais Recicláveis do Território do Sisal – ACTAMARES foi pauta importante nessa reunião, inclusiva criada uma Comissão para elaboração de um Projeto até o dia 18 de agosto, visando a entidade concorrer em um Edital da Caixa Econômica Federal, podendo assim, caso selecionado, receber valor a partir de 2 milhões.
Além de auxiliar a ACTAMARES com a Assessoria do SEBRAE, a Comissão cuidará de outras ações voltadas para a questão do Resíduo Sólido como o incentivo a Coleta Seletiva.
Conforme Tâmara, lixo é matéria-prima fora de lugar. Quando o município organiza a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, os materiais separados podem se transformar em um potencial de desenvolvimento sustentável e promover a inclusão produtiva dos catadores de materiais recicláveis.
A Consultora destacou que para auxiliar as Prefeituras a desenvolver seu trabalho com eficiência e cumprir as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Marco Legal do Saneamento Básico, no que se refere aos resíduos sólidos gerados, o SEBRAE preparou a solução Na Rota da Reciclagem! Apoiando Prefeituras na gestão dos resíduos sólidos.
Com a Solução Na Rota da Reciclagem, a Prefeitura será possível Identificar o estágio de maturidade da gestão municipal dos resíduos sólidos por meio de uma ferramenta de análise situacional
Além de implementar um plano de trabalho com ações necessárias para o seu pleno desenvolvimento; Implementar a coleta seletiva; Desenvolver técnicas para organizar a governança e dimensionar a infraestrutura necessária para a gestão de resíduos sólidos, captar recursos financeiros e estabelecer parcerias e melhorar a comunicação com a sociedade.
Destacamos que no período da tarde, Tâmara Pires se reunião com integrantes da ACTAMARES.
Redação do AL NOTÍCIAS