Encontro sobre empreendedorismo atrai centenas de empresários de várias cidades baianas em Feira de Santana
Cerca de 800 participantes, entre lideranças empresariais, empreendedores e representantes de associações comerciais de vários municípios da Bahia, participaram nesta segunda-feira (20) do XIII Encontro Estadual do Empreender e do III Encontro Estadual do CMEC – Conectando Histórias, Transformando Realidades, realizado no Centro de Convenções de Feira de Santana.
O evento é promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (Faceb) em parceria com o Sebrae e tem como foco o fortalecimento do empreendedorismo e o estímulo à troca de experiências entre empresários.

O presidente da Faceb, Clóvis Cedraz, explicou que o objetivo principal é integrar empresas participantes do projeto Empreender e do Conselho da Mulher Empresária. “O projeto Empreender é um programa que nós temos dentro das associações comerciais desde 2000”, destacou.
Clóvis Cedraz | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
O evento contou ainda com palestras, como a de Edson Cedraz Filho, sócio da Deloitte, sobre cenário econômico e perspectivas de mercado. “As pessoas querem se aperfeiçoar e obter o melhor resultado do seu negócio e vão ter a experiência de uma pessoa com bagagem internacional”, acrescentou o presidente da Faceb.

Representando a prefeitura de Feira de Santana, o secretário de Governo Luiz Bahia Neto confirmou que em torno de 100 cidades participam do encontro com produtos, serviços, network e muita interação feminina. “Muitas mulheres aqui, é um evento pelo que percebi mais focado para o empreendedorismo feminino e é muito bacana Feira receber essa miscigenação de comércio, de indústria, de informação, de produtos e serviços aqui no estado da Bahia”, disse ao Acorda Cidade.
Bahia Neto também destacou o papel da cidade como polo de empreendedorismo e inovação. “Isso aqui é o que o Brasil precisa. São pessoas que tomam a iniciativa de empreender, de buscar informação, conhecimento, para poder empreender e produzir. Então é o que nós estamos vendo aqui hoje, as pessoas procurando isso, expor seus produtos, vender, de repente até encontrar novas possibilidades de produtos e áreas de atuação.”
Anfitrião do encontro, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, Genildo Melo, reforçou a relevância da iniciativa. “É um evento extraordinário para Feira de Santana, promovido pela Faceb na gestão do presidente Clóvis Cedraz. A Associação Comercial Empresarial de Feira de Santana se sente honrada de estar presente aqui hoje, apoiando esse evento, que eu reputo como um dos mais importantes”, declarou.

De Campo Formoso, o agricultor e empreendedor Aderbal Nascimento, conhecido como Aderbal Piaba, integrou a caravana com 34 pessoas. “Somos empreendedores do município de Campo Formoso, trazendo os presentes além dos produtos da agricultura familiar, assim também os artesanatos”, contou.
Entre os produtos expostos, ele destacou “licuri in natura, temos a cocada de licuri, o licuri caramelizado, o doce de umbu com goiaba, o doce de umbu puro, o café da Serra dos Morgados, lá da região de Campo Formoso, o maracujá do mato, que é o maracujá da Caatinga, entre outros alimentos produzidos pelos agricultores, assim também como os pães, as sementes criolas e outras coisas.”

Segundo Aderbal, a participação no evento representa também uma oportunidade de fortalecimento da economia solidária. “A expectativa é das melhores, porque a gente entende que está expondo os produtos, mas também o objetivo nosso é comercializar no intuito de gerar renda para as famílias que ficaram lá nas comunidades.”
Entre os participantes, estiveram o deputado federal, José Neto, o vereador Silvio Dias e o presidente da Câmara Dirigente de Lojistas (CDL), Juscelino Brito.

Foto: Ney Silva/Acorda CidadeFoto: Ney Silva/Acorda Cidade
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade