Realizado em Ichu o 1º Fórum Comunitário de Cidadania – Selo UNICEF 2025-2028
Na noite desta segunda-feira, 1º de dezembro, foi realizado na Câmara de Vereadores de Ichu o 1º Fórum Comunitário de Cidadania – Selo UNICEF 2025-2028. O encontro reuniu moradores, adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), além de colaboradores e servidores das diversas Secretarias Municipais.
A abertura do evento foi conduzida pelo Secretário Municipal de Administração e Governo, Douglas Oliveira, que também atua como Articulador do Selo UNICEF no município. Em sua fala, ele explicou a importância da iniciativa, destacando o papel do NUCA e o compromisso das ações que compõem a metodologia do Selo.
Douglas ressaltou ainda o empenho da gestão do prefeito Gonzaga em fortalecer as políticas públicas voltadas à infância e adolescência, visando não apenas à conquista do Selo UNICEF, mas, sobretudo, à melhoria concreta da qualidade de vida das crianças e jovens ichuenses.

Os Secretários presentes fizeram uso da palavra, além alguns deles apresentaram dados importantes das suas respectivas pastas.
O fórum representou um espaço de diálogo, transparência e construção coletiva, onde a população teve voz ativa para refletir e colaborar com as prioridades do município para os próximos anos.
Durante as últimas semanas, as equipes técnicas das Secretarias – Educação, Promoção Social e Cidadania, Saúde e Bem-Estar, Administração e Governo, e Meio Ambiente, analisaram dados do município para identificar problemas reais que impactam crianças, adolescentes e suas famílias.
Além disso, cada secretaria construiu, junto com os adolescentes do NUCA, propostas de soluções, ações prioritárias e prazos, garantindo que os jovens participassem de forma direta e protagonista no planejamento da gestão municipal – exatamente como o Selo UNICEF recomenda.
Foi apresentado o Diagnóstico Municipal reunindo dados reais analisados pelas Secretarias de Saúde, Educação, Promoção Social, Agropecuária e Meio Ambiente, além da Defesa Civil e NUCA.
Esses dados permitiram compreender a situação atual das crianças e adolescentes e serviram como base para a construção das propostas e que foram votadas no encontro.
A Secretaria de Saúde apresentou indicadores de Atenção à Primeira Infância e Adolescência, abordando Saúde Mental, Pré-natal, Vacinação, Cobertura da Atenção Básica à Saúde – APS.
Educação mostrou o diagnóstico com dados do IDEB, Distorção Idade/Série, Evasão e Abandono Escolar.
A Secretaria de Promoção Social e Cidadania mostrou números de famílias atendidas pela pasta, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Situação de Violência registradas e Fluxo de Atendimento, além de informações referentes ao Conselho Tutelar.
O Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA, destacou as Reuniões Semanais, Entre no Clima do UNICEF, PPCA feito pelo NUCA e importância e opinião sobre a participação dos adolescentes.
Após a apresentação do Diagnóstico municipal, houve a apresentação das propostas construídas pelas Secretarias e pelo NUCA durante os encontros do pré-fórum. Cada secretaria presente mostrou o problema identificado, a solução proposta, as ações práticas, os responsáveis e os prazos previstos.
Ao final de cada solução apresentada, foi perguntado ao público se havia alguma rejeição ou se todos concordavam com a proposta, sendo todas aprovadas por unanimidade.
Com a apresentação e validação das propostas das secretarias e do NUCA, foi encerrada a etapa fundamental do fórum.
As soluções aprovadas seguirão para composição do Plano de Ação do Selo UNICEF e serão acompanhadas e monitoradas ao longo dos próximos anos.
O evento foi transmitido ao vivo pelo Canal Beni Vídeo.
Redação do AL NOTÍCIAS | Informações e fotos ASCOM