ICHU: Concurso de Máscaras, Alegorias e Desfile de Baianas 2026 acontece dia 6 de fevereiro
Apesar de ainda não ter sido reconhecido oficialmente pelos órgãos do Governo do Estado, o Concurso de Máscaras, Alegorias e o Desfile de Baianas de Ichu vem se consolidando, na prática, como um dos maiores e mais expressivos eventos culturais da Bahia. Pela sua grandiosidade, tradição e relevância cultural, o evento merece atenção especial dos governantes das esferas superiores, tanto para o seu reconhecimento como Patrimônio Cultural do Estado, quanto para o devido incentivo financeiro, possibilitando seu fortalecimento e crescimento contínuo.
Organizado pela Prefeitura Municipal de Ichu, por meio do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, o evento integra os festejos em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, Padroeiro do município. Trata-se de um momento muito aguardado por toda a população, pois ichuenses e visitantes ficam ansiosos para prestigiar as máscaras e alegorias que circulam pelas ruas da cidade. No final da tarde, as produções são avaliadas por uma comissão julgadora, e os vencedores recebem prêmios em dinheiro, enquanto as baianas participantes são agraciadas com brindes.
Neste ano, essa belíssima manifestação cultural acontece na tarde de sexta-feira, 6 de fevereiro, e vem sendo aguardada com grande expectativa. Logo nas primeiras horas do dia, às 5h da manhã, acontece a tradicional alvorada, que a cada edição se fortalece como parte essencial da programação.
Diversos artesãos do município estão empenhados na confecção de máscaras e alegorias, demonstrando criatividade, talento e dedicação. Da mesma forma, as baianas preparam com muito carinho suas vestes brancas, dando um toque especial, simbólico e cultural ao evento.
A cada ano, a festa cresce e ganha maior repercussão em toda a Bahia, destacando-se pela criatividade, alegria e organização. Toda essa celebração é embalada pela Orquestra Muvuka de Pé de Serra, que anima o público com as tradicionais marchinhas dos antigos carnavais, fortalecendo ainda mais o caráter cultural e histórico da festividade.
Redação do AL NOTÍCIAS