Morre aos 123 anos idosa baiana que foi ‘descoberta’ após atendimento médico
Morreu aos 123 anos a idosa baiana Maria Gomes dos Reis, em Bom Jesus da Lapa, no oeste do estado, no sábado (8). De acordo com informações fornecidas ao g1 por uma bisneta da centenária, a causa da morte foi insuficiência respiratória aguda.
“Ela já estava rebaixando as funções neurológicas há algum tempo e esses dias apresentou dificuldade na respiração. Foi hospitalizada na sexta e faleceu no sábado”, afirmou Thaíse Reis.
A idosa deixa três netos, 14 bisnetos e 9 tataranetos. Segundo Thaíse, todos os filhos da centenária já morreram, muitos deles ainda na infância.
Maria Gomes foi “descoberta” pela Prefeitura de Bom Jesus da Lapa após passar mal e precisar de um atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/t/9/H1DdeoQsW35BkF40A5bw/isosa.jpeg)
Maria Gomes dos Reis nasceu em 16 de junho de 1900 — Foto: Reprodução/TV Oeste
Segundo consta em sua certidão de nascimento, Maria Gomes dos Reis nasceu em 16 de junho de 1900, no povoado Bela Vista, em Bom Jesus da Lapa. Até a morte dela, a centenária poderia ser a pessoa mais velha do mundo, já que Segundo o Guinness Book, hoje, o homem mais velho do mundo vivo é um britânico de 111 anos.
Em 2022, a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, fez um pedido de análise ao Guinness Book, para tornar a idosa Maria Gomes dos Reis a pessoa mais velha do mundo.
Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa informou ao g1 que, em 2022, uma equipe da Secretaria de Turismo do município entrou em contato com o Guiness Book, mas devido a mudanças, inclusive do secretário da pasta, toda a equipe foi trocada, ficando sem informações sobre o andamento do processo.
Maria Gomes dos Reis nasceu em 1900 — Foto: Acervo pessoal
G1