Jovem valentense é aprovado na primeira pós-graduação de palhaçaria hospitalar do mundo
João Pedro, natural de Valente-BA e residente em Itajaí-SC, foi recentemente aprovado na pioneira pós-graduação em Palhaçaria Hospitalar do mundo, oferecida pelo projeto EPAH – Escola de Palhaçaria Hospitalar, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba. Desde 2016, ele atua como palhaço voluntário no programa Terapeutas da Alegria, que há 21 anos conta com mais de 50 voluntários, visitando 8 unidades hospitalares nas cidades de Itajaí e Balneário Camboriú.

João Pedro é um dos responsáveis por formar novos palhaços voluntários e coordenar visitas aos hospitais, abordando temas como Arte com Balão, improviso e Maquiagem Hospitalar. Ao longo de sua trajetória, já ajudou na formação de mais de 200 doutores palhaços. Formado em Engenharia de Produção pela UNIVALI, ele mantém a palhaçaria como sua verdadeira paixão.

A PUCPR, reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e inovação, é o ambiente ideal para essa pós-graduação única, que se destaca na formação profissional de palhaços hospitalares. O programa conta com um corpo docente renomado, incluindo Nereu Afonso da Silva, membro dos Doutores da Alegria, com formação em Filosofia e Teatro em Paris; Bete Dorgam, renomada atriz e diretora teatral; Marcelo Marcon, ex-integrante dos Doutores da Alegria e coordenador do projeto “Bobologistas de Plantão”; Dra. Alessandra Sousa e Dr. Robson Coelho, especialistas em Oncologia Pediátrica; Cristiane Paoli Quito, professora da Escola de Arte Dramática da USP; Dagoberto Feliz, especialista em Commedia Dell’Arte; e Lili Castro, pesquisadora em palhaçaria e circo.
João Pedro expressou sua visão sobre o papel do palhaço na sociedade: “Ser palhaço é compreender que a vida é uma tragédia e lidar com essa situação ridícula da existência humana. O palhaço traz a mensagem de que errar está tudo bem e que a sociedade pode rir disso. O verdadeiro sucesso do palhaço é quando eu perco, mas o outro ri.”

Essa pós-graduação na PUCPR representa um marco na profissionalização da palhaçaria hospitalar, unindo arte e ciência para humanizar os cuidados de saúde e transformar vidas de pacientes e artistas.
Foto: Reprodução/João Pedro
Extraído do Portal Ailton Pimentel