Simulação de desastre em massa acontece com participação de peritos durante congresso em Salvador. Brigada Anjos Jacuipenses teve participação
Uma simulação de desastre envolvendo ataque com produtos perigosos aconteceu em Salvador, na manhã deste sábado (2), no Centro de Convenções da cidade. Várias instituições participaram do exercício, incluindo a Polícia Técnica da Bahia, Defesa Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Marinha, a Transalvador, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses.

Esse tipo de exercício é importante, destacaram os participantes. “Desastres em massa são eventos que exigem ações integradas e coordenadas entre as diversas agências, de maneira que possamos apresentar respostas eficientes”, explicou Michelle Favero, perita médica-legista do Instituto Médico Legal em Salvador.
Do Departamento de Polícia Técnica (DPT), estiveram peritos criminais, médicos legistas, odonto-legais e técnicos. Eles usaram no exercício o Protocolo de Identificação de Vítimas do DPT, que segue diretrizes da Interpol. Durante o simulado, os peritos praticaram algumas fases do processo previstas no documento, como a perícia de local de desastre com foco na busca e recuperação de corpos.
“Foram realizadas também as perícias do IML e as entrevistas com os familiares para coleta de informações das vítimas”, acrescenta Jamile Musse, perita odonto-legal.
O simulado fez parte do Congresso Internacional de Odontologia (Cioba), em parceria com o Projeto Cidem da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Uma equipe de socorristas voluntários da Brigada Anjos Jacuipenses que vem se destacando com atendimento de excelência em Riachão do Jacuípe e região foi convidada a fazer parte deste treinamento.
Calila Notíicas