Nadinho e Delvani vencem o 17º Festival de Violeiros de Ichu
Em uma noite marcada por talento, poesia e tradição, a dupla Delvani e Nadinho conquistou o primeiro lugar no 17º Festival de Violeiros de Ichu, realizado na noite da última quinta-feira, 31 de julho. O evento realizado no Barracão Municipal, integrou a programação da Semana Cultural em comemoração aos 63 anos de Emancipação Política de Ichu, celebrados no dia 30.


Barracão Municipal Victor Maximiano ficou lotado de amantes da poesia
O festival, promovido pela Prefeitura Municipal de Ichu, por meio do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, contou com o apoio de outras secretarias e parceiros, reafirmando o compromisso com a valorização da cultura popular e regional.
Sob a coordenação de Davi Ferreira, o evento reuniu cinco duplas de violeiros que encantaram o público presente com repentes, rimas e muita musicalidade. Além dos vencedores Delvani e Nadinho, participaram também as duplas:

- Paraíba da Viola e Miudinho,
- Lineu do Açude e Som da Viola,
- Sabiá e Zé Tií,
- Leandro Tranquilino e Davi Ferreira.
Cada dupla foi convidada para apresentação da Sextilha, Mote de Sete e Mote de Dez, com temas que estavam em envelopes e que escolhiam sem saber o que deveriam apresentar, sendo desta forma o desafio para criarem seus repentes que são verdadeiras poesias improvisadas.
Após as belíssimas apresentações, foram somadas as notas dos jurados dando assim o seguinte resultado:

NADINHO E DELVANI – Dupla Campeã

LEANDRO TRANQUILINO E DAVI FERREIRA – Segundo Lugar

LINEU E SON DA VIOLA – Terceiro Lugar
PARAÍBA DA VIOLA E MIUDINHO – 4º Lugar

ZÉ TIÍ E SABIÁ – 5º Lugar
O Festival de Violeiros já é uma tradição consolidada em Ichu, sendo um dos pontos altos da programação cultural do município. A vitória de Delvani e Nadinho reforça a força da cultura nordestina e o talento dos artistas da região.
Além das apresentações dos violeiros, houve também a participação do repentista e poeta Curió da Bahia, Poetas Carlos Neves, Fredson Costa e do Diretor da Uneb Coité, e dos Grupos de Samba Pandeiro de Ouro de Barrocas e Raízes da Cultura de Ichu.
Redação do AL NOTÍCIAS




