Ichu: Secretaria de Educação promove formação “Musicalização como Ferramenta para o Desenvolvimento das Competências Socioemocionais”
A Prefeitura Municipal de Ichu, região sisaleira, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou nesta sexta-feira, 18 de agosto, a formação MUSICALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS.

Essa formação é resultado de um plano de ação elaborado através do Programa Primeira Infância na Escola, programa este que tem por objetivo elevar a qualidade da educação infantil e potencializar o desenvolvimento integral das crianças.
Em 2022 o município fez a adesão, e dentre as cinco escolas que atendiam ao publico da primeira infância apenas o Colégio Santo Antônio foi contemplado com o recurso para executar o programa.

Secretária de Educação Marina Oliveira, Sandro Silva (Músico e Professor) e a Diretora da Educação Adenilza Rodrigues.
De acordo com Marta Almeida, Coordenadora da Educação Infantil, devido ao reordenamento das escolas e não mais ofertando Educação Infantil, neste ano de 2023, a Secretaria de Educação correu atrás para executar o recurso nos conformes, de modo que pudesse beneficiar os alunos que pertenciam ao Colégio Santo Antônio localizado no povoado de Barra, e que continuam na rede, e assim tiveram acesso a esse direito.
É importante destacar que a Rede Municipal dispõe de três escolas com Educação Infantil, sendo Elvira Freitas Ferreira – povoado de Varjota, a Escola Ipê Cana Brasil – povoado de Praianos e o Centro Municipal de Educação Infantil Judith Cordeiro Santiago na sede.

Em concordância com toda equipe elaboramos o Plano de ação para a execução do recurso, lembrando que o Programa Primeira Infância na Escola é um programa estruturado em 3 eixos o primeiro Avaliação e monitoramento da implementação dos Parâmetros Nacionais da Qualidade da Educação Infantil, o segundo Gestão liderança e fortalecimento Institucional e Currículo e Praticas pedagógicas ao qual escolhemos de maneira prioritária para execução do recurso.
Quando discutido em rede sobre nossos desafios em sala de aula com as crianças, tivemos por unanimidade o enfrentamento das questões emocionais diante da pós pandemia, e viabilizamos a importância da musicalização como ferramenta para superação desses desafios, visto que a mesma se encontra dentro do nosso currículo e sentimos ainda a necessidade de aprimoramento das práxis em sala de aula envolvendo a mesma. Por isso também trouxemos uma breve reflexão sobre a importância da música para o desenvolvimento das competências socioemocionais, afinal “A música expressa o que não pode ser dito em palavras, mas não pode permanecer em silêncio”, ressaltou Marta.

Este importante momento foi ministrado pelo formador Sandro Silva, que é músico e professor, e que foi convidado para agraciar a todos com muito aprendizado e afeto diante de forma teórica e prática.
Além dos professores da Educação Infantil, em parceria com a SMEC, foram convidados também os professores dos Anos Iniciais, visto que seria oportuno buscar juntos por um mesmo objetivo, afinal as crianças que hoje pertence à primeira infância serão ou já estão nas turmas dos anos iniciais e precisam deste acolhimento, e nada como música para quebrar barreiras e percorrer por caminhos ainda mais distantes.
Marta ressaltou ainda que o desejo enquanto equipe é que esta formação gere bons frutos e que seja visto em um futuro próximo o enfrentamento destes desafios com leveza dentro das salas de aula. Mediante elaboração do plano e da execução foi adquirido através do programa materiais de cunho pedagógico e instrumentos musicais ao qual foram destinados as escolas que atendem a educação infantil neste município.

Entrega do Kit para o CMEI – Judith Cordeiro Santiago
Entrega do Kit para a Escola Municipal Dr. Ipê Cana Brasil (Praianos)

Entrega do Kit para a Escola Municipal Elvira Freitas (Varjota)
A atividade desta sexta-feira foi também um momento de mobilização, pois foi apresentada a campanha Agosto Verde mês da Primeira Infância.
Em 11 de julho de o atual Presidente da Republica sancionou a Lei n° 14.617 que institui o mês de agosto como o mês da primeira infância.
A lei visa promover ações de conscientização sobre a importância da atenção integral as gestantes e as crianças até os 06 anos de idade e suas famílias. E dentro das ações e objetivos desta destaca-se a ênfase nas ações de promoção de vínculos afetivos saudáveis, seja na escola, na família e de maneira mais especifica o afeto paterno, e já que estamos no mês em que comemoramos o dia dos pais, e frisar a importância dos mesmos no desenvolvimento das crianças.
CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS IMAGENS
Redação do AL NOTÍCIAS | Informações Marta Almeida | Fotos e Vídeo: SMEC