Secretário Nacional da Agricultura Familiar ficou super entusiasmado após conhecer toda cadeia produtiva do sisal em Valente
O sisal ao longo dos anos tem sido o principal motivo de visitas a cidade de Valente, principalmente a fábrica da APAEB que já foi visitada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, Lula, ministros, governadores, deputados e outras autoridades do Brasil e de missões internacionais.

Nesta sexta-feira, 20, a convite do superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Bahia o valentense Titta Ferreira, esteve visitando o município o secretário nacional da Agricultura Familiar Milton Fornaziere e a comitiva contava também com o secretário de Desenvolvimento Rural Osni Cardoso, Rose Edna Mata Viana Pondé, diretora do Departamento de Apoio à Aquisição e a Comercialização da Agricultura Familiar e da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) deputado federal Joseildo Ramos (PT) e a secretária de Política para Mulheres do Estado da Bahia Elisângela Araújo, Ismael Ferreira ex-prefeito de Valente representando a APAEB e Emanuel Carneiro superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB/BA.

A primeira atividade do dia foi uma visita a uma propriedade rural na região do Povoado Itareru onde um prototipo de uma máquina Faustino que chegou como a maior revolução foi colocada em funcionamento, a máquina é considerada completa e pode ser a solução em breve para os produtores de sisal.

Ao deixar a zona rural a comitiva se dirigiu até a Casa de Cultura Brasil onde ocorreu um ato e na oportunidade Osni Cardoso e Milton Fornaziere anunciaram importantes ações para a cultura e comercialização do sisal. Foi anunciado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o investimento de R$ 10 milhões para compra da fibra do sisal da mão de famílias agricultoras.
Segundo a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural) a ação, que faz parte da parceria entre governos Federal e Estadual, está sendo formatada e vai ser articulada por meio da aquisição de produtos para formação de estoques públicos. Essa é uma estratégia de incentivo de plantio, garantia de preço mínimo do produto, asseguração de renda para o homem e a mulher do campo, além de regulação do abastecimento interno e consequentemente diminuição da inflação nos preços.

O secretário da SDR, Osni Cardoso, disse que a ideia é que a Bahia dê um salto na produção. “A seca voltou e precisamos motivar a cadeia produtiva. Esses investimentos vão facilitar para que muitas famílias voltem a produzir e obviamente a ter uma renda digna. Estamos falando de uma pluralidade de regiões que têm importantes produções, desde o território do Sisal, até em municípios de outros territórios, como Campo Formoso, Várzea Nova e Jacobina. O Governo do Estado está providenciando o aluguel de armazéns que estocarão estes produtos que posteriormente vão a leilão”.
O Calila Notícias marcou presença em Valente com a finalidade de acompanhar essa visita das autoridades e perguntou ao secretário Osni se sai esperançoso de mais um encontro para discutir a cultura e comercialização do sisal, haja vista que muitas reuniões já aconteceram ao longo de décadas e ao que parece não foi colocado em prática, mas ele disse que há uma diferença dessa para as outras passadas, é que agora efetivamente vai ser efetivado os recursos – Ouça.
O secretário nacional da Agricultura Familiar Milton Fornaziere que é gaúcho conheceu o calor do sertão tendo acompanhando in loco o trabalho da máquina Faustino, tocou no sisal in natura (palha) conheceu a fibra após o processamento na máquina, esteve na Casa Brasil onde anunciou importantes ações para beneficiar o sisal e por fim visitou a fábrica da APAEB onde o seu presidente do honra Ismael Ferreira pôde apresentar passo a passo do processo de fabricação fios, cordas e tapetes.
Calila Notícias