A Procuradora-Geral de Justiça do MPBA, Norma Cavalcante, publicou em suas redes sociais, a informação de que o promotor ichuense Alan Cedraz Carneiro Santiago, assumirá a coordenação do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural – NUDEPHAC.
De acordo com a publicação da Procuradora Norma Cavalcante, Alan Cedraz que é Promotor de Justiça titular da Promotoria Regional Especializada em Meio Ambiente do Alto do Paraguaçu, em Lençóis, assumirá a coordenação a partir de setembro com o afastamento da colega Eduvirges que fará curso no exterior.
O NUDEPHAC atua diante da necessidade de salvaguarda do patrimônio cultural do estado da Bahia através de programas de conscientização voltados para a população; realização de projetos de revitalização e restauro dos monumentos históricos; apoio às promotorias de justiça da capital e interior; propostas de TAC; recebimento de denúncias por parte da população, órgão, associações, entre outros.
Além disso o NUDEPHAC mantém como uma de suas prioridades a proteção à vida das pessoas que habitam em casarios do Centro Histórico de Salvador. Sabendo do risco de desabamento que ainda existe nessas habitações, o núcleo, por meio de reuniões constantes com outros órgãos como a CODESAL, CONDER, IPAC, IPHAN, SETAD, Procuradoria do Município, entre outros, procura sempre manter em alerta a necessidade de se intervir preventivamente evitando a perda de vidas.
O núcleo também conta com uma equipe técnica para a realização de levantamento de documentos ligados ao patrimônio histórico; pesquisas de Doutrina, Normas e Jurisprudências; e elaboração de laudos técnicos com a devida descrição histórica e arquitetônica do bem acompanhado de um diagnóstico atual.
Redação do AL NOTÍCIAS | Informações e fotos Redes Sociais | Texto NUDEPHAC extraído do site do MPBA.