Senado convoca árbitros e presidente da CBF para debater erros do VAR no Brasileirão

A Comissão de Esportes do Senado aprovou a execução de uma audiência pública para falar sobre o árbitro de vídeo, o VAR, no futebol brasileiro. Tendo em vistas os últimos erros da arbitragem no Brasileirão, o último no jogo entre Grêmio e Corinthians pela Série A, arbitros e entidades foram convocados para a audiência.

O Senado convocou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Luiz Seneme, Bruno Arleu Araújo (árbitro), Wilton Pereira Sampaio (árbitro) e os presidentes de Grêmio e Goiás, Alberto Guerra e Paulo Rogério Pinheiro, respectivamente.

O texto foi assinado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que é ex-comentarista esportivo, para a oitiva dos nomes acima. De acordo com o requerimento, “é imprescindível que a sociedade brasileira e o Congresso Nacional tenha conhecimento das medidas que estão sendo adotadas pela CBF para prevenir e punir esses episódios [erros de arbitragem] que assolam o futebol brasileiro”.

“A ineficiência da arbitragem da CBF está fazendo com que os árbitros sejam os protagonistas dos jogos, e os técnicos, jogadores e torcedores são os que mais sofrem com isso, bem como a reputação e a credibilidade do futebol brasileiro”, diz o requerimento de Jorge Kajuru.

Há um projeto de lei de 2019 que pretende intituir o “Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeos e dos Áudios no futebol brasileiro”, PL esse que sugere a obrigatoriedade de que os vídeos e áudios dos árbitros com a equipe do VAR sejam disponibilizados aos veículos de transmissão das partidas.

No entanto, é preciso analisar a constitucionalidade da ideais, uma vez que as competições são organizadas por instituição privada, ou seja, não cabe ao Estado legislar sobre o assunto. Além disso, o requerimento do Senado cite que recentemente “casos de manipulação de resultados em decorrência da atuação de árbitros, que foi literalmente ‘comprada’ por apostadores”.

Bocão News

Arbitragem VarbrasileirãocbffbfFutebol VARVAR
Comments (0)
Add Comment