Eleitores dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros e do Distrito Federal foram às urnas neste domingo (1º) para escolher os novos conselheiros tutelares do país.
Os conselhos tutelares são órgãos permanentes, autônomos e zelam pelo direito das crianças e dos adolescentes. Entre outras funções, o Conselho Tutelar é responsável por fiscalizar e monitorar entidades de atendimento infanto-juvenil tanto do poder público, quanto da sociedade civil.
No município de Ichu, região Sisaleira da Bahia, 5.759 estavam aptos a votar e no total compareceram 2.407, tendo uma abstenção de 3.352 eleitores.
A eleição em Ichu sob a coordenação de uma Comissão Especial e do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o apoio da Prefeitura Municipal e do Ministério Público, aconteceu nas Escolas Municipais Marcolino Santana Lima e Luiz Júlio Carneiro com a concorrência de doze candidatos, sendo que estavam disponíveis dez vagas, cinco para Conselheiros Titulares e cinco para suplentes.
Momentos antes da abertura dos portões nas Escolas Marcolino e Luiz Júlio – Fotos: AL NOTÍCIAS e Lu da Saúde
O processo foi realizado de forma bastante organizada e tranquila, conforme avaliação dos organizadores, como também da população que destacaram principalmente a ausência de filas.
Após a votação, houve a apuração das onze urnas na presença da Comissão Organizadora que é presidida por Edcarlos Almeida, Secretário de Desenvolvimento Social, Lennon Borges, Fiscais, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e o Site AL NOTÍCIAS que acompanhou todo o processo, desde o início da divulgação do Edital de convocação para prova e eleição.
Foto: Lenon Borges
Após a apuração, os atuais Conselheiros Tutelares Marcelo Oliveira com 347 votos, Geisiane (282 votos), Fernanda Oliveira (275 votos), Vanessa (250 votos) e Pollyana (232 votos) foram reeleitos, e assim terão mais quatro anos no Conselho Tutelar.
Conselheiros Reeleitos e José Nailson (primeiro suplente) – Foto: Lenon Borges
Ficaram como suplentes José Nailson (230 votos), Karine (186 votos), Fernanda Dádiva (177 votos), Elizeu de Coca (166 votos) e Sandro (119 votos). Já Pró Telma alcançou 72 votos, enquanto Renatinho ficou com 52 votos. Ao todo foram 5 votos brancos e 7 nulos.
CONFIRA DEMAIS INFORMAÇÕES DA APURAÇÃO
Ao todo, 25 pessoas se inscreveram na primeira etapa do processo seletivo, conforme Ato de Informação 01/2023, mas houve uma desistência. Dando prosseguimento, houve a prova objetiva realizada no dia 16 de julho, na Escola Municipal Luiz Júlio Carneiro, havendo apenas uma abstenção, saindo assim os 12 classificados para a eleição que aconteceu neste domingo, 01 de outubro.
Encerrado o pleito, o AL NOTÍCIAS entrevistou o Secretário de Desenvolvimento Social, Lenon Borges, e Edcarlos Almeida responsável pela Comissão Especial que organizou a eleição.
CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS IMAGENS
Redação do AL NOTÍCIAS