Ichu: Gerando renda e cuidando do meio ambiente, ACTAMARES comemora 7 anos de fundação

Foi comemorado na noite desta segunda-feira, 18, o sétimo aniversário de fundação Associação de Catadores e demais Trabalhadores em Materiais Recicláveis do Território do Sisal – ACTAMARES com sede em Ichu.

O ato de comemoração aconteceu na sede do Movimento das Comunidades Populares de Ichu -MCP contando com fundadores da Associação e integrantes atuais, membros do MCP, Prefeito Gonzaga, vereadora Geovana, representantes de entidades e convidados.

O Presidente Valdenei dos Santos  deu boas-vindas, afirmando que era motivo de muita alegria receber a todos naquele espaço para comemorar mais um ano de existência da ACTAMARES.

Inicialmente foi convidado o comerciante e integrante do MCP, João Carlos da Providência, que contou um pouco da história da ACTAMARES que surgiu de um projeto idealizado com base na Campainha da Fraternidade tendo o apoio da Vereadora Geovana que promoveu uma Audiência Pública sobre o tema.

Adailton Conceição é bastante envolvido no associativismo e com a ACTAMARES não foi diferente e ajudou na parte burocrática de preparação de documentação para que a entidade ganhasse vida jurídica e tantas outras contribuições por entender o papel desta associação pela preservação do meio ambiente e da renda para os participantes.

Seguindo foi exibido um vídeo com depoimentos de várias pessoas falando da importância do trabalho da ACTAMARES.

Depoimentos gravados com apoiadores da ACTAMARES

Lucimária Santos que presidiu a Associação na fundação e atualmente exerce a função de Secretária, relatou as dificuldades que enfrentaram no início, quando faziam a coleta a pés usando uma sacola nas costas, depois passara a utilizar moto com reboque e graças a organização, a luta e perseverança hoje tem um veículo Saveiro que foi adquirido junto ao empresário Josman que permitiu o pagamento de maneira parcelada.

Conforme Mara, eles desenvolvem esse trabalho da coleta seletiva com muito amor, afirmando que o valor que recebem na maioria das vezes não chega a meio salário mínimo, sendo essencial o apoio da Prefeitura com o convênio que te firmado, caso contrário as atividades já teriam parado.

Lucimária faz vários agradecimentos às pessoas que desde o início contribuíram e continuam contribuindo para que eles estejam firmes, dizendo também até que as vezes o desânimo bate, mas não podem parar

Informações passadas ao AL NOTÍCIAS, dão conta que mensalmente são coletados uma média de 04 toneladas de materiais recicláveis.

Embora atue na coleta de materiais, a ACTAMARES mantém um espaço para venda de peças e utensílios reaproveitáveis, e fabrica o sabão vegetal que vem fazendo muito sucesso.

O momento cultural foi realizado pelo cantor ichuense Wagner Ziurgen.

A primeira diretoria foi eleita em 18 de março de 2017 e na ocasião durante a assembleia além dos envolvidos diretamente com o trabalho de coleta dos materiais recicláveis, compareceram diversas autoridades locais, integrantes de movimentos sociais, bem como Jailton Cardoso da ARTEMARES – Associação Regional de Trabalhadores e Trabalhadoras de Materiais Recicláveis de Feira de Santana e Municípios Vizinhos. A ARTEMARES realiza a compra dos materiais coletados em Ichu.

Lucimária (Presidente), Marluce (Secretária) e Maria Ducarmo (Tesoureira). Foto: arquivo MCP

A atual diretoria foi eleita no dia 19 de maio de 2021 para o triênio 2021/2024, tendo como integrantes Valdenei dos Santos Carneiro de Oliveira – Presidente,  Lucimária da Conceição Santos – Secretária,  Neirlande Miranda Araújo de Almeida – Tesoureira.  

Foto Arquivo MCP / AL Notícias

O Conselho Fiscal é formado por Titulares – Delzuita Ferreira da Silva, Laurita Nascimento dos Reis e Francilene Santos da Conceição – Suplente – Rita Batista Santos Conceição. 

Redação do AL NOTÍCIAS

Comments (0)
Add Comment