Contando com a participação de quinze dos vinte municípios da região sisaleira, foi realizado nesta quinta-feira, 06, em Ichu, o Encontro dos Dirigentes de Cultura do Território do Sisal em uma iniciativa da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Departamento de Cutlura, SEDITER e Governo da Bahia.
SIGA O AL NOTÍCIAS NO INSTAGRAM
O encontro foi um momento importante para a discussão da situação cultural no território, tendo a presença da Secretária de Educação, Marina Oliveira, Secretário de Administração, Douglas Oliveira, Secretária de Agricultura, Cristiana Brito, Diretora de Cultura, Ana Célia, Vereadoras Professora Lúcia, Celidalva Soares e Rosy Sampaio, o Coordenador do Ministério da Cultura (MINC) na Bahia, Oseas Marx, do Coordenador do CODETER, Marinaldo Maciel, Nestor Matos que é representante Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Representante Territorial de Cultura, Pedro Paulo, Fábio Mendes que é Assistente Social e Conselheiro de Políticas Culturais, Diretores de Cultura e fazedores de cultura.
O evento foi aberto com uma apresentação musical com estudantes da Rede Municipal de Ensino tendo sob a coordenação do Coreógrafo Richard Silvestre.
Dando prosseguimento houve a exibição de um vídeo com a mensagem do Secretário Estadual de Cultura, Bruno Monteiro que parabenizou o município de Ichu por estar sediando um encontro tão importante da Câmara Técnica do Território.
Foi exibido também o vídeo com David Terra (Presidente do Fórum dos Dirigentes de Cultura da Bahia e Presidente da Rede Nacional) que seguiu a mesma linha do Secretário Bruno Monteiro.
Dando continuidade foi aberto espaço para que os integrantes da mesa usassem a palavra, tendo os mesmos elogiado bastante o município de Ichu e demais cidades do Território do Sisal.
A Secretária Marina Oliveira destacou o empenho do Departamento de Cultura e parabenizou o Prefeito Gonzaga por apoiar de maneira incondicional as atividades culturais.
Representando o CODETER, Marinaldo Maciel enfatizou que esses encontros nos outros municípios do território tem sido importante, pois normalmente só aconteciam em Valente, Serrinha e Coité.
Agora a Cultura vem sendo discutida nos demais municípios da região, sendo assim uma forma democrática, já que em todos os lugares tem artistas, artesãos e fazedores de cultura que precisam de apoio e também serem ouvidos. Marinaldo afirmou que Ichu tem se destacado nessa área, e é perceptível que essa terra está entre os quatro melhores na Educação região.
O representante do Ministério da Cultura, Oseas Marx, fez um balanço dos investimentos do Governo Federal na área cultural nos últimos anos, destacando as Leis Paulo Gustavo e principalmente a Aldir Blanc que vieram para fomentar o setor Cultural, afirmando que nunca se viu o comprometimento como agora.
Ainda no turno da manhã, aconteceu de forma on-line houve uma palestra com Thays Pimenta (Diretora de Cidadania da Cultura da Secult-BA) – Programa Cultura Viva.
No período da tarde aconteceram debates sobre a Cultura e a vereadora Professora Lúcia autora do Projeto de Lei que tornou a Lavagem da Igreja como Patrimônio Imaterial do Município de Ichu e que vem lutando para que essa festa se torne Patrimônio Imaterial do Estado fez uma explanação sobre a sua luta nesse sentido, recebendo orientações do representante Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)
Fábio Mendes fechou os trabalhos do dia com uma explanação voltada para os Conselhos de Cultura, fazendo também uma explanação sobre a importância da participação efetiva da sociedade civil junto às políticas públicas.
O AL NOTÍCIAS realizou algumas entrevistas
Entrevista com Marinaldo Maciel (CODETER) e Oseas Marx (MINC-BA)
Entrevista com Marina Oliveira, Fábio Mendes e Ana Célia Carneiro
Assista um pouco dos momentos culturais
Redação do AL NOTÍCIAS | Fotos: AL NOTÍCIAS e SMEC