Por unanimidade foi aprovado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 03, o Projeto de Lei nº 91/2024 de autoria da Vereadora Rosy Sampaio (PSD) que institui o Dia 02 de dezembro de cada ano, como o “Dia do Samba” no município de Ichu, Bahia, e dá outras providências.
Integrantes do Grupo Raízes da Cultura se fizeram presentes e ficaram bastante felizes com a aprovação e reconhecimento por parte dos legisladores e em especial da vereadora Rosy pela autoria do Projeto de Lei que vai para sanção do prefeito José Gonzaga.
PROJETO DE LEI Nº 91/2024
Institui o “Dia do Samba” no município
De Ichu, Bahia, e dá outras providências.
Art. 1º Fica instituído o Dia do Samba no município de Ichu, a ser celebrado anualmente no dia 2 de dezembro, em consonância com a celebração nacional.
Art. 2º O “Dia do Samba” passa a integrar o calendário oficial de eventos do município de Ichu.
Art. 3º As comemorações alusivas ao “Dia do Samba” poderão incluir, entre outras iniciativas:
I – Apresentações de grupos de samba locais e regionais;
II – Realização de oficinas culturais voltadas ao samba, como aulas de percussão, canto e dança;
III – Exposições e palestras sobre a história do samba, sua origem e importância cultural;
IV – Eventos educativos em escolas municipais sobre a história e relevância do samba no Brasil e na cultura afro-brasileira;
V – Parcerias com organizações culturais e sociais para promover a participação da comunidade nas celebrações.
Art. 4º A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, poderá colaborar com a organização e a promoção das atividades comemorativas, buscando parcerias com entidades públicas e privadas, inclusive incentivando a participação de artistas locais e regionais.
Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Como Justificativa do Projeto, Rosy afirmou que o samba é um dos patrimônios culturais mais importantes do Brasil, sendo uma expressão genuína da cultura afro-brasileira. A celebração do “Dia do Samba” busca reconhecer e valorizar a importância dessa manifestação cultural, fomentando a identidade cultural de Ichu, Bahia, e promovendo a integração da comunidade por meio da música, da dança e de outras expressões artísticas.
A data de 2 de dezembro já é nacionalmente reconhecida como o “Dia Nacional do Samba”, e a sua inclusão no calendário de eventos de Ichu possibilitará à população local celebrar suas raízes culturais, além de estimular o turismo cultural e promover artistas locais, na oportunidade destacar vários nomes como Dionizio da Campinas, Davi do Poço Dantas, Antônio de Marco, Manoel Guilherme da Barra, Chiquinho Alto, Zuzu Poço Dantas, Sérgio Varjota, Carlito Baixinha, Celso Ichu, Ademário, Patinho da Barra e algumas mulheres como Caloura, Lourdes, Maria de Carroça, Hilda, Miúda, Luiza.
Após a sessão, como não poderia ser diferente as pessoas presentes caíram no Samba de Roda. Confira tudo na transmissão do Canal Beni Vídeo.
Redação do AL NOTÍCIAS