Ichu: Água da Presa do Bom Jardim segue inapropriada e limpeza busca torná-la reserva estratégica

A Presa do Bom Jardim, também conhecida como Presa de Jorge Ferreira, tem se mantido como um dos poucos reservatórios de Ichu que ainda possuem água. No entanto, a qualidade dessa água é um problema sério: ela apresenta uma coloração escura, esverdeada, um cheiro desagradável e está imprópria para uso humano e até mesmo domiciliar.

A principal razão para essa contaminação é a presença de garças que pernoitam nos troncos secos das árvores dentro da presa. Durante a noite, essas aves defecam na água, provocando a proliferação excessiva de plânctons e algas, que alteram sua cor e cheiro, tornando-a inadequada para consumo.

Por conta disso, a Defesa Civil evita utilizar a água da Presa do Bom Jardim para abastecimento, dando prioridade a reservatórios mais distantes, como a Presa dos Cachimbos. No entanto, com a necessidade de ampliar as fontes de abastecimento para períodos de seca, a Prefeitura vai realizar a ação de limpeza da presa para melhorar a qualidade da água.

A medida principal será a derrubada das árvores mortas dentro da área do reservatório, impedindo que as garças continuem utilizando o local como dormitório. A expectativa é que, com a chegada das chuvas, a água volte a ficar mais limpa e possa ser usada no futuro para abastecimento de carros-pipa da Defesa Civil e outras necessidades da população.

Essa iniciativa faz parte de um plano maior de recuperação e manutenção dos reservatórios do município, visando garantir fontes de água mais seguras para os períodos de estiagem.

Redação do AL NOTÍCIAS | ASCOM

Comments (0)
Add Comment