Candeal celebra 63 anos de emancipação política com muita cultura, alegria e tradição

A partir de sábado, 19 de abril, o município de Candeal, Região Sisaleira da Bahia, com população estimada (2024) em 7.969 habitantes, passará a comemorar os 63 anos de Emancipação Política, e para celebrar esse tão importante momento, foi preparada uma grande programação fazendo jus a essa essa trajetória de conquistas, desenvolvimento e amor pelo Bercinho de Luz.

Sob a liderança do prefeito Junior Pereira, do vice-prefeito Jefferson Emílio e de toda a equipe da gestão municipal, a população será presenteada com uma programação diversificada e especial, que une tradição, cultura e muita animação começando no sábado com o Candeal Folia que tratará atrações como Mano Walter, Robyssão, Unha Pintada, Lukas Lima, Junior Andrade, entre outras.

Além do Candeal Folia, acontece a Semana da Cultura sendo aberta oficialmente com a Festa Evangélica que trará cantores Gerson Rufino, Missionária Paula e Regiane Santos, Dinó Lima, Banda Redenção Music, Banda Levanta Geração, Fabiana Martins e Aramas Bispo.

Acontecerão apresentações culturais, exposições, oficinas, atividades esportivas, Cicloturismo e momentos de valorização da nossa identidade. A Semana Cultural prossegue até o dia 27 de abril.

Essa celebração é mais do que uma festa: é o reflexo do orgulho de ser candealense e da força de um povo que segue construindo um futuro cada vez melhor!

Histórico

Em 1881 era o desejo de Olegário Ribeiro Lima criar um povoado situado à margem do rio do Peixe, limite com o atual Município de Tanquinho, chegando a levar madeira para a edificação de uma igreja. Resolveu então criá-lo em uma de suas propriedades, denominada Capoeira, iniciando a formação do povoado denominado Candeal. Como nesta fazenda havia muita árvore por nome ‘candeia’, resolveram dar o nome ao povoado de Candeal.
Após o falecimento de Olegário Ribeiro, seu sobrinho, substituindo-o à frente da política local, lutou pela emancipação política de Candeal e solicitando-a obteve-a em 1962 com a criação do município, desmembrado do de Riachão do Jacuípe.

Gentílico: candealense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, figura no Município de Riachão do Jacuípe o Distrito de Candeal.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Candeal, pela Lei Estadual nº 1683, de 23-04-1962, desmembrado de Riachão do Jacuípe. Sede no antigo Distrito de Candeal. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios; IBGE

Parabéns, Candeal! Viva seus 63 anos de história

Comments (0)
Add Comment