A Prefeitura Municipal de Ichu, por meio do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) da Secretaria de Educação, promoveu nesta quarta-feira, 30 de abril, o II Fórum Municipal de Inclusão, com o tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito!”.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-prefeito Serginho Maia, o secretário de Educação Leonam Castro, Diretor de Educação Cristiano Reis, o chefe de Gabinete André Luiz, Secretária de Agricultura Cristiana Britoa, representantes de outras Secretarias, vereadoras Geovana e Celidalva, vereador Lennon Borges, representante da APAE, SINTRAPI, Conselho Tutelar, coordenadora do NAEE, Normândia Lima, e diversos profissionais da Educação.
A palestrante do dia foi a psicóloga Ionara Ramos, que abordou de forma sensível e esclarecedora o tema central do Fórum.
Entre os diversos momentos emocionantes do evento, a participação de Fabiana, representante da AMPAAS (Serrinha), e de seu filho Saulo, de 10 anos, que é autista. Saulo encantou a todos ao fazer sua autodescrição e cantar algumas músicas, demonstrando sensibilidade e talento.
Também participou a professora e integrante do NAEE, Edmari Carneiro, que, como mãe atípica, trouxe importantes informações sobre a Lei 13.977, de 8 de janeiro de 2020, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), de emissão gratuita. Durante sua apresentação, seu filho Gabriel interagiu com o público, contribuindo para uma explanação acessível e emocionante.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR NO INSTAGRAM
Encerrando a programação, foi realizada uma mesa-redonda coordenada pela professora e neuropsicopedagoga Valmirene Santana, com debates importantes sobre inclusão, respeito e cidadania.
O Fórum reafirma o compromisso do município com a educação inclusiva e o respeito às diferenças, fortalecendo o papel da empatia na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora.
Redação do AL NOTÍCIAS