2 de Julho: Uma passeata cívica e um palanque político; saiba quem estará presente

Foi no dia 2 de julho de 1823 que a Bahia triunfou sobre a colonização portuguesa e ajudou o Brasil a se tornar um país independente. Desde então a data tem sido lembrada por todos os baianos, em um ato cívico, que relembra a luta e resistência baiana aos colonizadores. Entretanto, mais do que um evento histórico e cultural, o dois de julho também é um palanque político que dará indícios do que esperar para as eleições de 2026.

Nomes como o de Lula, Jerônimo Rodrigues, ACM Neto, Bruno Reis, estão entre os políticos mais esperados da passeata. Uns buscam conseguir mais espaços entre o eleitorado, enquanto outros recuperar o apoio popular em busca de conquistar o almejado cargo na gestão pública.

Petistas buscam se manter no poder

É inegável que o maior nome do PT atualmente, o presidente Lula, vem sofrendo sucessivas quedas da popularidade. Diversas pesquisas feitas, como a Datafolha e Ipsos/Ipec, tem mostrado que o terceiro mandato do presidente tem uma aprovação menor que a rejeição, que já superam os 50% em algumas pesquisas.

Buscando reverter esse cenário e voltar a fortalecer seu nome, o presidente do Brasil irá viajar por todo o país realizando ações, sendo sua primeira parada em Salvador, para o desfile do 2 de Julho. Ele deverá desfilar ao lado do governador, Jerônimo Rodrigues, além do ministro Rui Costa e do Senador Jaques Wagner, principais representantes políticos do Estado.

Dentre os nomes, o do ministro da Casa Civil deve ser o que mais está preocupado com a baixa popularidade do presidente. O nome de Lula em baixa com o eleitorado também derruba o nome de outros políticos ligados a ele, e Rui Costa já declarou que busca uma vaga no Senado no próximo ano.

Oposição busca espaço

Quem, com certeza, não faltara ao desfile de hoje será ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador, que disputou o governo do Estado com Jerônimo, mas que foi derrotado no segundo turno. O político, é um crítico declarado da gestão petista, levanta a bandeira da mudança, desde 2022, quando se candidatou pela primeira vez.

Bruno Reis, prefeito da capital baiana e principal nome de apoio de Neto, sem dúvidas estará presente.

Outro nome especulado, apesar de remota a possibilidade de participação, é o de Ronaldo Caiado (União Brasil), atual governador de Goiás, que já veio três vezes a Bahia para eventos políticos, sendo uma delas para anunciar sua pré-candidatura a presidente da república. O nome do goiano, que até o início do ano era desconhecido para a maioria esmagadora dos baianos, já transita como opção de voto para os apoiadores de Neto e de Reis.

PSD vai desfilar com Lula?

Os senadores Ângelo Coronel e Otto Alencar, ambos filiados ao PSD, também são esperados pelo eleitorado. Mas além da participação do evento, eleitores buscam saber se eles desfilarão ao lado de Lula. Desde que Rui Costa anunciou que saíra candidato ao Senado, disputando a vaga diretamente com Coronel, a relação entre o PSD e PT tem esfriado.

Bocão News

Comments (0)
Add Comment