Temporal com ventos de até 121 km/h deixa estragos no Paraná

O forte temporal que atingiu o Paraná entre a noite de domingo (21) e a madrugada desta segunda-feira (22) provocou estragos em diversos municípios. Foram registrados destelhamentos de casas, quedas de árvores e até o desabamento da cobertura de uma quadra de esportes em uma escola.

De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), cerca de 405 mil imóveis do estado estavam sem luz às 8h30 desta segunda-feira (22).

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, eram 27 mil imóveis sem energia elétrica no mesmo horário. A chuva intensa, acompanhada de raios, trovões e ventos fortes, ainda causou danos em vários pontos.

Segundo a Defesa Civil, um dos locais mais atingidos foi a Escola Municipal José Pinto Rosas, no Parque Bonsucesso. A cobertura da quadra desabou e a unidade foi interditada.

As aulas desta segunda-feira (22) foram suspensas, afetando os 320 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Queda de árvore em Curitiba — Foto: Fabiana Sá

Ainda de acordo com o órgão, sete atendimentos foram realizados no domingo por conta das chuvas, principalmente de casas destelhadas. Os casos ocorreram no bairro Chapada, onde moradores do Manacás, Estrela do Norte e Bonsucesso tiveram as residências atingidas por destelhamentos.

Até a publicação desta reportagem, não havia registro de feridos ou de famílias desabrigadas.

Outros estragos

Seis postes caíram na PR-090 durante a chuva — Foto: Rogério Pinheiro/RPC

Em Curitiba, houve quedas de árvores e várias residências ficaram sem energia elétrica. Segundo a Copel, às 8h20 desta segunda, cerca de 60 mil imóveis estavam sem luz na capital.

Entre Sertanópolis e Ibiporã, cidades do norte do estado, houve estragos na PR-090. Conforme a Defesa Civil, seis postes instalados na margem da rodovia caíram durante o temporal da noite de domingo (21). Não há registro de feridos.

Uma empresa próxima teve danos na estrutura de um dos silos. A RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, apurou que o local está sem energia elétrica na manhã desta segunda-feira (22). O trânsito no trecho está seguindo normalmente, com sinalização perto do acostamento.

Silo de empresa fica danificado durante temporal, entre Ibiporã e Sertanópolis. — Foto: Rogério Pinheiro/RPC

Em Bandeirantes, na região norte do Paraná, duas torres de alta tensão foram derrubadas pela força dos ventos. Segundo a Copel, as regiões usualmente atendidas pelas linhas destas torres estão atendidas por linhas alternativas, portanto não há imóveis sem luz por conta da queda.

G1

Comments (0)
Add Comment