Uma cena inusitada marcou o nascimento de Matheus Gabriel, em Nerópolis, no Hospital Sagrado Coração de Jesus. O bebê veio ao mundo segurando nas mãos o dispositivo intrauterino (DIU) que sua mãe, Queidy Marina Araújo, usava há dois anos como método contraceptivo.
A descoberta da gravidez aconteceu de forma inesperada: durante um ultrassom de rotina para verificar o posicionamento do DIU. “Quando a gente menos espera, em um retorno de DIU, em um ultrassom para ver como é que estava, eu descubro o positivo. A reação foi desesperadora”, contou Queidy em entrevista à TV Anhanguera.
Segundo a médica responsável pelo parto, Natália Rodrigues, o DIU de cobre estava corretamente posicionado e foi mantido dentro do útero durante toda a gestação. “Não tinha como retirar. Se eu puxasse o DIU, tiraria também o bebê, porque ele estava em cima do dispositivo”, explicou.
Apesar das complicações, como sangramentos e descolamentos ao longo da gestação, Matheus nasceu saudável em uma cesariana de 38 semanas. Ao nascer, a médica colocou o DIU na mão do bebê em tom de brincadeira. “Tá aqui o rapaz, com o DIU na mão, mostrando que nenhum método é 100% seguro”, disse.
O vídeo do momento, publicado nas redes sociais, já ultrapassou 40 mil visualizações. Nas imagens, Matheus aparece de olhos fechados, segurando o DIU como se fosse um troféu. “Segurando meu troféu de vitória: o DIU que não deu conta de mim”, brincou a médica ao compartilhar a cena.
A taxa de falha do DIU de cobre é de 0,6%, enquanto a do DIU hormonal chega a 0,2%. Apesar de raros, casos como o de Queidy podem ocorrer.
O pai do bebê, Geverson Silva, também reagiu à novidade nas redes sociais. “Fábrica fechada”, escreveu em tom de humor, já que está na fila para realizar uma vasectomia.
Nos comentários do vídeo, internautas se surpreenderam com a história. “Eu que ouvia falar, não acreditava. Agora vendo, não acredito”, escreveu uma seguidora. Outra brincou: “Esse será que vai ser custoso? Se segurem porque nasceu um furacãozinho”.
portaldoancorador