O Projeto Batuque Social, da cidade de Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia, completa 16 anos de atividades socioeducativas. À frente da iniciativa está o criador e percussionista Ramon Silva, que já se apresentou ao lado de grandes artistas como André Lélis, Durval Lelys (Asa de Águia), Carlinhos Brown, Tomate e até dividiu o palco com Gabriel o Pensador, em uma performance que contou com a participação dos alunos do Batuque Social.
Ao longo de sua trajetória, o projeto já beneficiou mais de três mil pessoas, levando música, cultura e inclusão a crianças, adolescentes e jovens da região.
Sonho de um espaço próprio
Em entrevista ao AL Notícias, Ramon Silva revelou que o seu grande sonho é construir um espaço próprio para que as atividades deixem de ser itinerantes. Atualmente, o projeto acontece em diferentes locais, de acordo com as possibilidades.
Apoio para o aniversário de 16 anos
A comemoração de aniversário do Batuque Social será realizada no dia 10 de outubro, em Coité, com distribuição de cachorro-quente, refrigerante, balas, pirulitos e, claro, apresentações musicais com os alunos e alunas.
Ramon faz um apelo especial aos políticos e à comunidade para apoiar a iniciativa:
“Nós não estamos pedindo dinheiro. Pedimos apenas um pacote de doce de cada pessoa para poder atender a quantidade de crianças e jovens, que chega a cerca de 150”, destacou.
Solidariedade de amigos e empresários
Embora até o momento nenhuma autoridade política tenha contribuído, o projeto já conta com o apoio de amigos e empresários locais. Entre os colaboradores estão:
- Ricardo Ferreira (Coité Rural)
- Diego (Coité Imobiliária)
- Gil Caçados
- Maria Izabel (Bel do Resgate)
- Jerônimo (Rua do Fogo)
- Buré
- Guimarães (Policial Militar)
- Diogo (Salgadália)
- João do Doce
O Batuque Social segue firme, transformando vidas através da música e da solidariedade, e se prepara para celebrar mais um capítulo da sua história de inclusão cultural em Conceição do Coité.
Redação do AL NOTÍCIAS | Informações Ramon Silva