Corpo do pastor Hermógenes Leite é sepultado em Feira de Santana após homenagens em Eunápolis e Santo Estêvão

0

O corpo do pastor Hermógenes Leite, um dos mais respeitados líderes da Assembleia de Deus na Bahia, foi sepultado na tarde deste sábado (27), após uma série de homenagens que reuniram familiares, amigos, pastores e centenas de fiéis. Hermógenes Leite tinha 78 anos e faleceu na manhã de sexta-feira (26), em um hospital da cidade de São Mateus, no Espírito Santo, após ter passado mal em Eunápolis, município do sul da Bahia, onde estava residindo.

A primeira cerimônia de despedida aconteceu ainda na sexta em Eunápolis, em seguida foi levado para Santo Estévão distante cerca de 30 km de Feira de Santana, onde também recebeu homenagens, e, por fim, foi levado para a Assembleia de Deus da cidade Princesa do Sertão, onde aconteceu o culto de despedida na Rua Vasco da Gama.

Foto: Valdemi de Assis

Sua morte causou grande comoção entre membros da Assembleia de Deus e de outras denominações evangélicas, que reconheceram sua trajetória marcada pela pregação do Evangelho, pela formação de líderes e pelo compromisso com a obra missionária ao longo de décadas de ministério.

O culto de despedida reuniu pastores e líderes religiosos vindos de outras regiões da Bahia e de outros estados especialmente de cidades onde Hermógenes Leite exerceu a presidência da Assembleia de Deus, foi o caso de Conceição do Coité onde ele cumpriu a missão de ficar mais de 10 anos, frente a Assembleia de Deus. A celebração foi conduzida pelo presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus na Bahia, pastor Valdomiro Pinheiro.

Durante sua mensagem, Pinheiro destacou o legado ministerial deixado por Hermógenes Leite. Segundo ele, o pastor realizou um trabalho exemplar por todas as igrejas onde passou, dedicando sua vida à missão de Deus e construindo uma história marcada pela fidelidade, pelo compromisso com o Evangelho e pelo respeito conquistado junto às comunidades que pastoreou.

Um dos momentos de maior emoção aconteceu quando dona Amenaide, esposa do pastor Hermógenes Leite, falou em nome da família. Em uma breve mensagem de agradecimento, ela reconheceu o carinho recebido durante os últimos dias e emocionou familiares, amigos e os fiéis presentes na igreja.

Foto: Valdemi de Assis

Para oferecer maior acolhimento aos parentes, a Assembleia de Deus reservou uma área exclusiva para acomodação da família durante toda a cerimônia, permitindo que acompanhassem as homenagens com mais tranquilidade.

Ao encerrar o culto de despedida, o pastor Valdomiro Pinheiro fez uma reflexão que emocionou os presentes. Disse que Hermógenes Leite já não estaria ouvindo aquelas palavras, mas que, se pudesse ouvi-las, certamente a despedida não seria um adeus, e sim um “até logo”, lembrando a esperança cristã da vida eterna e afirmando que chegará o dia em que todos voltarão a se encontrar.

Após o culto, o cortejo seguiu para o Cemitério Jardim das Flores, localizado às margens da BR-116 Norte, na saída de Feira de Santana em direção a Serrinha, onde o pastor Hermógenes Leite foi sepultado sob aplausos, orações e forte comoção.

Assim, familiares, amigos, autoridades e líderes religiosos se despediram de um homem que dedicou sua vida à propagação do Evangelho e à formação de gerações de pastores e obreiros. O legado de Hermógenes Leite permanece vivo na história da Assembleia de Deus e na memória daqueles que conviveram com ele ao longo de sua caminhada ministerial.

O deputado federal Pastor Sargento Isidório e o estadual Samuel Jr., também pastor e Alex da Piatã também estiveram na cerimônia de despedida.

Calila Notícias